O blogue permite-lhe estabelecer um elo de ligação com o seu target e aumentar o envolvimento do mesmo para com a sua marca, produtos e/ ou serviços. Todavia, os conteúdos apresentados devem ser sempre relevantes para o target, ora veja a figura abaixo.
Mas como é que crio um blogue?
- Caso a sua empresa não tenha um domínio, deverá comprar um. Poderá falar connosco para o efeito! ;) Este deve ser único e representativo dos seus serviços/ produtos, podendo inclusive, ser o nome da sua marca! Depois deste passo, deve escolher o tipo de Hosting (hospedagem do domínio) e selecionar um CMS (Content Management System - Sistema de Gestão de Conteúdo).
- Caso a sua empresa já tenha um domínio e respetivo website, basta que selecione um CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdo) e comece a escrever!
Existem vários gestores de conteúdos disponíveis no mercado, como o WordPress (um dos mais conhecidos), o Joomla, o Drupal, o Magento, entre outros, mas na Double utilizamos o Umbraco CMS! Apresenta as melhores funcionalidades e é facilmente adaptado à medida de cada cliente!
E agora pergunta-nos, “Mas por que é que a minha empresa deve ter um blogue?”. Ter um blogue, permite-lhe aumentar a visibilidade da sua empresa e/ou marca na Internet, uma vez que aumenta o tráfego para o seu website, melhora o seu ranking nos motores de pesquisa e cria envolvimento com o target. Mas não só, há mais benefícios!
#1 Informação pertinente: divulgue notícias e lançamentos de novos produtos/ serviços. Quanto mais conteúdos relevantes publicar, maior o interesse da audiência;
#2 Branding: fortaleça a sua presença online e comunique a sua marca e respetivas promoções e campanhas;
#3 Feedback: saiba a opinião sobre a sua marca e/ ou produtos e quais os conteúdos mais relevantes;
#4 Interação: estreite o canal de comunicação com o seu público-alvo, uma vez que os posts incentivam à realização de comentários, questões e feedbacks;
#5 Ranking: os motores de pesquisa reconhecem os websites/ blogues com atualizações frequentes de conteúdo e consequentemente, melhoram as suas posições;
#6 Baixo custo: existem gestores de conteúdo (CMS) gratuitos e de fácil instalação;
#7 Referência: seja o expert da sua área e aproveite o blogue para esclarecer dúvidas, comentar notícias do setor, falar sobre o mercado e publicar artigos informativos;
#8 Report: analise as temáticas que geraram mais tráfego e retorno para o website, saiba como os visitantes chegaram à página, qual a sua origem e caraterísticas sociodemográficas;
Agora que já sabe alguns dos motivos pelos quais deve ter um blogue, damos-lhe algumas dicas para os posts a realizar!
Escreva conteúdos relacionados com: a evolução da sua marca e respetivos produtos/ serviços, estudos de caso, notícias do setor e entrevistas a stakeholders, dicas de como utilizar da melhor forma o seu produto/ serviço e mostrar a versatilidade do mesmo, e apresente os testemunhos dos seus clientes.
Todavia, a estratégia de blogging não fica por aqui! Com o intuito de obter maior retorno e gerar mais tráfego:
- Comente outros blogues e publicações do seu setor;
- Faça referência a pessoas;
- Pratique o Linkbuilding;
- Partilhe nas redes sociais;
- Utilize o Guest Posting (para obter links de qualidade);
- Divulgue nas suas newsletters;
Deste modo, além de aumentar a notoriedade da sua marca, poderá obter feedback em tempo real sobre os seus produtos e serviços!
Mas não se esqueça, o conteúdo é Rei, dê-lhe a devida importância e contacte-nos! Estamos preparados para decifrar o mais árduo briefing e fazer a sua empresa vencer!