Tal como o seu produto ou serviço é destinado a determinado público-alvo mediante um objetivo prévio, também os posts do blogue o devem ser! Dependendo do core business e objetivos de crescimento no mercado, cada marca e empresa tem o seu calendário de publicações, cuja periodicidade varia em função de determinados fatores, nomeadamente: target, produto/serviço, recursos disponíveis, concorrência, mercado e sazonalidade, pois determinados nichos de mercado e assuntos, não necessitam da mesma frequência de publicação que outros. É por isso que alguns blogues têm publicações diárias, semanais ou mensais, cujo intervalo de tempo é rigorosamente definido pela equipa de copywriters/ responsáveis pelos conteúdos.
Neste artigo, vamos falar-lhe da periodicidade (e sua importância) das publicações de um blogue.
Quantidade não é necessariamente Qualidade!
Publica artigos novos todos os dias, mas não tem retorno? Mais importante que publicar regularmente, é publicar conteúdo relevante, bem escrito e dirigido ao seu target. Pois conforme já lhe dissemos aqui, o sucesso de um blogue passa maioritariamente pela qualidade do seu conteúdo.
Todavia, deve perceber quais as temáticas que atraem mais visitantes ao seu blogue: são as notícias? Os lançamentos de produtos/ serviços? A divulgação de eventos da marca? Os testemunhos de clientes? Ou as dicas e informações DYI? Seja qual for a temática, deve perceber qual é o impacto que ela tem na sua audiência para definir a estratégia de conteúdos a implementar.
“O Conteúdo é Rei” (“Content is King”, Bill Gates):
Como sabe (ou deveria saber!), são os conteúdos que incentivam o leitor a regressar ao seu blogue/ página, o que consequentemente contribui para o aumento do tráfego e poderá potenciar as vendas!
Qualidade do Conteúdo + Frequência de Publicação = Maior Número de Visitas > Conversão e Vendas
É através dos seu artigos que capta a atenção do leitor e cativa o seu interesse para o seguir, subscrever a sua newsletter, adquirir os seus produtos ou serviços ou até mesmo, solicitar um orçamento! A estratégia de conteúdos permite-lhe definir e atingir vários objetivos, nomeadamente: atrair, captar, envolver, conquistar, educar, informar o seu leitor, mas também, desenvolver credibilidade, confiança e imagem de marca no mercado onde atua!
Pesquisa + Pesquisa = Resultados > Confiança
Já pensou que enquanto consumidor, também procura informação detalhada na Internet sobre determinado produto ou serviço antes de o adquirir?! Tal como você, também o seu cliente o faz!
Face à panóplia de plataformas disponíveis online, o cliente procura informação confiável e fidedigna, que responda às suas questões e opta pela opção que lhe apresenta a solução mais adequada para o seu problema. Mas a oportunidade aqui, reside no facto de a sua empresa ser a que gera esse mesmo conteúdo, aumentando as probabilidades de conversão e fidelização!
Mas sabe por que é que a frequência de publicações no blogue, é importante?!
#1 Maior número de visitas ao seu blogue, website e social media
#2 O algoritmo do Google beneficia os websites e blogues atualizados regularmente
#3 Aumento da carteira de clientes e potenciais clientes
#4 O Blogging melhora significativamente o ROI (Return On Investiment)
Mas ATENÇÃO: Não sature o seu leitor
Certamente que quando lhe falamos em periodicidade de publicações no blogue, imagina mais artigos publicados mais vezes por semana e um maior número de visitas. Embora não deva atingir o “ponto de saturação”: publicar um número excessivo de posts no blogue em determinado espaço de tempo, sobrecarregando a audiência de conteúdos. Deve por isso, testar e analisar os resultados das suas publicações!
Exemplos:
- O tráfego do seu blogue aumentou exponencialmente, quando aumentou de uma publicação por semana, para uma publicação por dia? Então invista em mais publicações no blogue e analise os resultados.
- O seu tráfego manteve-se igual apesar de passar de uma para duas publicações diárias? Então não aumente o número de posts por dia!
Não existe um número exato de posts que deve fazer no seu blogue, existem sim vários indicadores que devem ser analisados frequentemente com o intuito de definir a melhor Estratégia de Conteúdos!
Se os seus resultados melhoram significativamente com o aumento de posts, invista nesse sentido, caso contrário, mantenha a periodicidade das publicações igual.
Agora diga-nos, com que frequência publica conteúdos no seu blogue?