Como criar uma legião de seguidores (Brand Lovers) para a sua Marca?


08 jun, 2016 09:00

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Valor, promessa, qualidade, segurança, serviço, preço, conforto, respeito, confiança, conhecimento, simpatia, flexibilidade, status, feedback, hábito, são alguns dos motivos pelos quais os consumidores compram. Contudo, certamente já se apercebeu que parte dos seus consumidores, compram, recomendam, dão feedback e influenciam amigos e familiares a comprar, através do word-of-mouth. Esse grupo de consumidores, são os Brand Lovers, os que gostam realmente de si, da sua marca e dos seus produtos ou serviços! Geralmente, têm uma significativa relação emocional com a marca, sendo verdadeiros defensores da mesma, assumindo inclusive, que a “aquela” marca é a melhor e a única que compram. 

Sabe que estes consumidores podem duplicar os lucros da sua empresa?! Que por serem fidelizados à marca, compram 5 vezes mais que um novo cliente?!

Trata-se de um nicho de mercado que aumenta o passa-palavra e a probabilidade de compra, uma vez que cria e suscita interesse em novos consumidores (o que para si, enquanto empresa, representa um canal de comunicação espontâneo e fidedigno). O que por sua vez, dará maior visibilidade e notoriedade à sua empresa, independentemente do tamanho da mesma. Enquanto fãs fieis à marca, permitem-lhe distinguir-se no mercado, tornar a sua concorrência irrelevante e criar um grupo de seguidores que confiam, compram e contribuem para o crescimento da sua empresa.

Mas já pensou o que será necessário para a sua empresa ter Brand Lovers? Para tal, é necessário implementar algumas ações, nomeadamente ao nível da qualidade do produto e do processo de fabrico ou produção, do atendimento personalizado (tratar o cliente pelo nome), do serviço per si e da comunicação da marca. Primeiramente deverá definir a estratégia de Inbound Marketing valorizando principalmente o conteúdo, uma vez que o consumidor deixou de ser somente o recetor da mensagem e passou a ser também o meio e a mensagem. O conteúdo deve ser gerado e publicado com frequência para alimentar a necessidade de conhecimento deste target e a marca deve proporcionar uma experiência única ao cliente, que lhe permita identificar-se facilmente com os valores e cultura da empresa e marca.

Com a evolução dos social media, o consumidor tem agora acesso a informações privilegiadas e detalhadas sobre os produtos antes de os adquirir, assumindo uma postura de liderança face ao poder e facilidade de diálogo online. Tornando assim, as suas intenções, desejos e necessidades de consumo, mais evidentes para as marcas. Deste modo, as marcas podem definir com maior facilidade, os aspetos que influenciam a compra, como a qualidade, o preço, a distribuição e a forma como é apresentado ao mercado (variáveis do Marketing Mix). Impreterivelmente, é definida a estratégia para o mercado dos Brand Lovers, que visa garantir a rentabilidade da empresa a longo prazo e um crescimento das vendas tendo em conta os melhores consumidores da marca. Porque tal como numa relação, é importante fomentar o diálogo com o cliente e dedicar-lhe o tempo, aumentando assim a satisfação do mesmo (agradar ao seu cliente e demonstrar preocupação com o mesmo, é um bom princípio).

Existem três tipos de Brand Lovers que podem ser facilmente identificados:

  1. Os 100% fidelizados à marca que a divulgam através dos vários canais de comunicação (online e offline);
  2. Os que adquirirem produtos/ serviços mais caros que os demais existentes no mercado, porque são “daquela” marca e a seguem nas redes sociais, fóruns e blogue;
  3. E os pró-ativos! Não tão comuns quanto os anteriores, mas com maior poder de influência, uma vez que criam blogues e comunidades online de apoio à marca. Mas apropriam-se da marca de tal modo, que agem como proprietários da mesma. Todavia, poderá aproveitar tal facto e convidá-los para participar em inquéritos de satisfação, entrevistas ou eventos;

Para qualquer um deles, deve fomentar novas conquistas, manter o elo de ligação, dar atenção e solucionar os seus problemas ou necessidades. Embora, deva identificar primeiramente qual o tipo de Brand Lovers com quem está a comunicar para adaptar a comunicação e respetiva estratégia de Branding.

A sua marca já tem uma legião de seguidores?! Qual é o feedback dos seus Brand Lovers? Queremos saber a sua opinião! ;)

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