Elementos e Caraterísticas Que Fazem a Diferença num Website - Parte I


22 jun, 2016 09:00

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Sabe que são necessários apenas 8 segundos para formar uma primeira impressão de algo?! É este o tempo que o utilizador vai demorar a perceber se quer permanecer no seu website ou abandoná-lo para sempre! Este curto espaço de tempo, é o suficiente para o utilizador analisar rapidamente o design, o layout, a navegação e a usabilidade da página. Lembre-se, só tem uma oportunidade para causar boa impressão, não a desperdice! E como é que faz isso? Adicionando elementos únicos de Web Design ao seu website ou página!

Heis 5 elementos que o ajudarão a melhorar o seu website (note que a utilização destes, depende sempre dos objetivos previamente definidos para o seu website):

1. MENU HAMBURGUER

Com o intuito de facilitar a navegação ao utilizador, os menus “Hambúrguer” permitem esconder de forma hierárquica várias páginas do website, apresentando em simultâneo um long scroll do website. Tendo em conta a crescente utilização de dispositivos móveis, este menu permite-lhe apresentar o website de forma mais organizada e percetível para o utilizador, uma vez que os separadores anteriormente apresentados no header, podem ser facilmente visualizados através de um clique no ícone do menu ou um scroll down.

2. FORMULÁRIO DE REGISTO

Já pensou que pode facilitar e acelerar o registo dos utilizadores no seu website ou plataforma online? Como? Ao disponibilizar um formulário de registo através das redes sociais, o utilizador regista-se rapidamente desde que tenha sessão iniciada numa das redes sociais que lhe apresenta. Deste modo, não necessitará de perder tempo a preencher os campos do formulário.

3. TIPO DE LETRA

Personalize os textos do seu website e esqueça as habituais fontes Arial/ Helvética! Através do Google Fonts ou de fontes externas do CSS, pode selecionar tipos de letra mais criativos e originais, contudo não se esqueça que estes devem responsivos.

Com serifa, sem serifa, handwriting, são três das principais tipografias a utilizar, embora cada uma delas tenha objetivos distintos:

- Serifa (Serif): os pequenos traços e/ou prolongamentos de cada letra, melhoram a sua legibilidade, uma vez que permitem agrupar facilmente as letras de uma palavra (o texto parece mais continuo aquando leitura). Trata-se de uma fonte que provoca menos cansaço ocular e é ideal para textos extensos, porque guia o olhar do leitor através do texto.

- Sem serifa (Sans Serif): frequentemente utilizadas em títulos e CTA (Call To Action), destacam cada palavra per si chamando rapidamente a atenção do leitor. Há inclusive, autores que indicam que funcionam melhor em ecrãs mais pequenos, todavia, tal dependerá sempre do seu objetivo de comunicação.

- Handwriting: de caris mais pessoal, é uma fonte bonita que destaca os elementos textuais do website, embora deva ter em atenção que estes têm de ser facilmente percetíveis pelo leitor. É muitas vezes utilizada em logótipos, cabeçalhos, títulos, cartões de visita, assinaturas, etc.

4. LONG SCROLL

Face à rápida evolução tecnológica e consequente aumento da utilização de dispositivos móveis, o utilizador tem cada vez mais facilidade em fazer scroll em websites, páginas, redes sociais, blogues e outras plataformas online, assim como, clicar com precisão em determinado botão ou ícone. O utilizador tem agora todo o poder na ponta dos dedos!

Se outrora era maioritariamente utilizado o desktop, o mesmo não se verifica nos dias de hoje e como tal, as empresas e websites devem adaptar-se a essa realidade. Um website ou página online com Long Scroll, além de permitir ao utilizador uma navegação mais acessível, capta rapidamente a sua atenção através do Storytelling, uma vez que a página está subdividida em vários elementos textuais e visuais.          

5. IMAGENS GRANDES – “HERO”

Também conhecidas por “Hero Images”, são imagens de grandes dimensões utilizadas para valorizar determinado produto/ serviço/ conteúdo apresentado em websites de long scroll. São muitas vezes o primeiro elemento visual observado pelo utilizador e dependem sempre do propósito do website: divulgar notícias, apresentar best-sellers, redirecionar o utilizador para um link específico, criar storytelling, entre outros.

Mas não ficamos por aqui! Fique atento, porque brevemente publicaremos a continuação deste artigo (Parte II) com mais caraterísticas relevantes para o Web Design do seu Website ou Página!

Até lá, veja os websites da concorrência e de setores distintos do seu (não tem mal nenhum, acredite!), registe os elementos que mais gosta, tire ideias, escreva e lembre-se: aquele website que viu e achou excelente, esqueça-o! Porque o seu pode ser ainda melhor!

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