No artigo “Elementos e Caraterísticas Que Fazem a Diferença num Website - Parte I”, falámos-lhe do menu hambúrguer, do formulário de registo através das redes sociais, do tipo de letra com e sem serifa, do long scroll e das imagens grandes com elevada resolução e qualidade.
E tal como prometido, hoje apresentamos-lhe as restantes caraterísticas e elementos que contribuem para que tenha um website melhor. Todavia, ter um website melhor, não significa ter TODAS as caraterísticas e elementos que referimos aqui, mas sim aqueles que beneficiarão e vão de encontro às necessidades e objetivos do seu website e negócio!
6. PARALLAX (CONT.)
Sabe como manter o utilizador durante mais tempo no seu website?! Nós temos a resposta! Frequentemente utilizado para criar uma experiência diferente de navegação, o Parallax, cria a ilusão de profundidade 3D dentro de um website ou página, através da deslocação mais lenta das imagens de fundo comparativamente ao conteúdo apresentado em primeiro plano.
É uma técnica que utiliza diversas camadas de imagens ou elementos gráficos (texto, imagens, background), que se movem a velocidades diferentes, captando a atenção do utilizador para uma história (storytelling) que se vai desenrolando ao longo do scroll. Deste modo, este terá mais interesse em continuar a interagir com a página e consequentemente, permanece mais tempo na mesma!
7. FLAT DESIGN
Tal como o nome indica, “Design Plano”, distingue-se pelas suas formas planas, com poucos efeitos, clean e diretas ao objetivo, destacando o conteúdo apresentado através de botões ou ícones. O Flat Design foca-se sobretudo nos elementos Simples, na Tipografia, na Cor e no Minimalismo, não fosse esta uma técnica associada ao “Keep It Simple”!
8. RAPIDEZ DO WEBSITE/ PÁGINA
Com a panóplia de equipamentos móveis disponíveis no mercado, os utilizadores estão cada vez mais rápidos, informados e exigentes, pelo que os websites devem ser igualmente rápidos (ou mais ainda!) e apresentar um layout simples e funcional.
Mas sabe por que é que a velocidade é tão importante? Para os utilizadores, esperar é uma perda de tempo e ter paciência não é de todo uma virtude! Por isso, jamais os faça esperar mais de 10 segundos, caso contrário rapidamente trocarão o seu website por outro da concorrência.
9. LAYOUT RESPONSIVO
Adaptado aos vários dispositivos móveis, o layout responsivo (ou responsive) ajusta os conteúdos do website para que estes sejam mostrados da melhor forma ao utilizador, modificando ou escondendo inclusive, algumas áreas de trabalho para que a mensagem apareça sempre no ecrã. Se outrora era considerado uma tendência, hoje em dia é uma boa (e obrigatória!) prática online!
10. ANIMAÇÕES
Depois das Apps utilizarem motion para melhorar a experiência do utilizador, chegou a vez dos websites fazerem o mesmo!
As animações além de destacarem todo o website, apresentam mais conteúdo em menos espaço, sendo por isso, uma mais-valia para as empresas. Melhoram a experiência de navegação do utilizador, proporcionando momentos de interação e entretenimento, que posteriormente, aumentarão o nível de envolvimento para com a marca e respetivos produtos/ serviços.
BÓNUS
11. MICRO EXPERIÊNCIAS
Diariamente somos confrontados com pequenos momentos que podem ser uma oportunidade de negócio para várias empresas! Mas do que é que estamos a falar? É simples! Falamos daquele momento em que faz um like numa fotografia do Facebook, em que vê a campanha publicitária que passa na TV, em que procura informações sobre o produto que vai comprar. Todas estas ações, são consideradas Microexperiências e substituem as ações mais complexas a realizar num website, melhorando os pontos de interação com o utilizador (touch points).
Chegou finalmente a sua vez de ter o website com que sempre sonhou, reter mais visitantes, e aumentar a receita da empresa! Partilhe connosco a sua ideia e saiba o que podemos fazer por si através do geral@double.pt!
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