O que são Call To Action (CTAs) e qual a sua importância para os negócios online?!


27 mai, 2016 09:00

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Se utilizou Call To Action (CTA) para o efeito, então está no bom caminho! Também conhecidos por CTA, tratam-se de apelos à ação utilizados ao longo das várias etapas do funil de conversão, pois permitem chamar à atenção dos seus visitantes para determinada ação. Aparecem maioritariamente em formato de botão ou link, com tempo verbal imperativo (“Chamada agora”, “Download já”) e são utilizados para converter visitantes em clientes ou potenciais clientes, através do design, conteúdos, formas, cores e ação final.

Cada empresa, website, blogue ou rede social, deve definir o Call To Action em função do objetivo final de conversão (ex.: compra, download, subscrição, inscrição, etc.), tendo ainda em conta: o foco do website, a análise dos resultados e o percurso do visitante/ seguidor até terminar o processo.

#1 Incentivar ao clique

Para que o visitante clique no seu CTA, os seus produtos ou serviços devem dar resposta ao seu problema ou necessidade, comunicando para o efeito, os respetivos benefícios. Mas também deve manter o foco! Demasiados CTA, confundem e distraem o visitante e não lhe permitem obter os resultados esperados, uma vez que a tarefa de análise e monitorização estará dificultada. 

Call To Action

#2 Linguagem direta

A divulgação de descontos e ofertas através de CTA, capta o interesse e atenção do visitante, no entanto, lembre-se: utilize sempre uma linguagem imperativa (ex.: chamar, comprar, subscrever, inscrever, entrar, etc.) e de acordo com os conteúdos apresentados.

Dica I: crie um sentido de urgência e/ou necessidade no visitante, ex.: “Limitado às primeiras 100 inscrições”, “Oferta exclusiva para os sócios fundadores”, “Agora 150€, antes 300€”.

Dica II: evite utilizar mais que cinco palavras num CTA.

#3 Evite o ruído visual

Preencher a sua página, blogue, ou rede social com demasiados elementos visuais, conteúdo, banners ou outros tipos de comunicação, fará com que o seu CTA fique oculto ou escondido. Ao libertar algum espaço em redor do seu CTA, permitirá atrair mais atenção para o mesmo, pois quanto mais espaço em branco (ou vazio) à volta do Call To Action, maior o foco e probabilidade de clique.

#4 Tamanho e Cor do CTA

Dependendo do seu objetivo de conversão, o tamanho e cor do CTA têm influencia no comportamento do visitante face ao mesmo. Isto é, se utilizar cores demasiado semelhantes às do seu website, blogue ou página, o Call To Action não terá qualquer destaque, assim como, se estiver do mesmo tamanho que os restantes elementos textuais. 

Call To Action - CTA

#5 Use em locais diferentes

Não tenha medo de utilizar chamadas de atenção, desde que o faça de forma correta e programada. As páginas do seu website, blogue e emails, devem ter o respetivo CTA, permitindo ao visitante dar continuidade ao processo de compra, seja ele inicial, intermédio ou final. Ao apresentar CTAs no seu website, o seu objetivo é gerar leads, ou seja, transformar o seu visitante num cliente final, através de uma App gratuita, do download de um eBook, de uma campanha exclusiva, da subscrição gratuita entre outros.

Já o seu blogue, enquanto ferramenta de promoção e divulgação dos seus produtos e serviços, é o local ideal para influenciar a compra através de uma chamada de atenção relacionada com o conteúdo.

Mas não ficamos por aqui! Também pode e deve incluir um CTA nos seus emails e newsletters! Pois enquanto canais de comunicação personalizados, permitem-lhe dirigir a chamada de atenção para o target que pretende, aumentando as probabilidades de clique.

#6 Tipos de CTA

De acordo com o tipo de serviço ou produtos que oferece, o CTA deve ir de encontro aos mesmos e estar sempre relacionado com os conteúdos (gráficos e semânticos) apresentados.

  • Apresentar um incentivo: através do acesso a informação exclusiva/ privilegiada e de influência social (ex.: um curso online gratuito, desconto imediato, testemunhos);
  • Mostrar o produto: crie uma relação de tangibilidade entre os produtos e serviços que oferece e o visitante do seu website, página ou blogue (ex.: apresente um exemplo representativo);
  • Texto apelativo: em alguns casos, é pertinente acrescentar informação completar ao seu CTA (ex.: “Inicie já o curso e receba um certificado internacional”, “Veja como podemos melhorar a sua presença online”);
  • Guiar o visitante: indique qual é o caminho a percorrer até ao CTA, ou seja, apresente setas, ícones, etc. (ex.: -> );
  • Aumentar a base de dados: mostre que a sua empresa e marca têm valor acrescentado e que o visitante terá inúmeras vantagens em subscrever a sua newsletter ou registar-se para mais informações;

#7 Split Testing

É importante que identifique quais os CTAs que lhe trazem maior retorno, pelo que deve fazer testes às cores, tamanhos e conteúdos utilizados.

CHECK LIST:

- Defina uma estratégia de comunicação e respetivos objetivos

- Estruture o conteúdo a apresentar

- “Less is more”: seja direto e assertivo

- Crie espaços em branco em redor do CTA

- Utilize cores distintas das do seu website, empresa ou marca

- Apresente conteúdo de forma lógica e ordenada

- Não utilize mais do que 5 palavras

 

Agora que já sabe a importância dos CTA, do que está à espera para obter resultados?!

Partilhe a sua experiência e/ ou dúvidas connosco através do 262 400 643 ou do geral@double.pt, juntos fazemos o #Double dos negócios! ;)


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