O Sucesso de um Blogue Empresarial.


16 jun, 2016 09:00

Partilhe esta notícia:

Está feito: já criou um blogue e agora?! Não, não basta somente ter um blogue! Um blogue tem de ser alimentado e atualizado com regularidade, tem de apresentar conteúdo relevante para a audiência e sobretudo, gerar retorno para a empresa!

Enquanto ferramenta de comunicação, detém elevado potencial, uma vez que lhe permite realizar e adaptar publicações em função das necessidades do seu target, mas primeiramente, deve planear e estruturar corretamente o conteúdo do seu blogue.

Mas como é que vai fazer isso? É simples! Apresentamos abaixo os passos a seguir para ter um bom blogue!

Vejamos como:

#1 Determine o Objetivo

Antes de começar a escrever deve definir o objetivo do artigo, ex.: aumentar a notoriedade da empresa, divulgar um produto ou serviço novo, partilhar um case study, apresentar um trabalho recente, entre outros. Ao definir previamente o seu objetivo, será mais fácil seguir uma linha de raciocínio e começar a escrever alguns tópicos iniciais.

#2 Defina a Audiência

A audiência do artigo está diretamente relacionada com o seu conteúdo, pelo que deve definir se se tratam de novos utilizadores, utilizadores repetidos, brand lovers, influenciadores ou um público específico.

#3 Utilize Keywords (Palavras-chave)

Pesquise as principais palavras-chave do seu negócio e da sua audiência. Um utilizador que pesquise por “Roupa por medida” tem o mesmo interesse que um que pesquise por “Modistas”, pois são sinónimos (logo, keywords semelhantes). Ambos utilizadores, estão a ponderar a compra do produto ou a recolher mais informação sobre o mesmo, cuja pesquisa pode envolver as seguintes palavras: exclusivo, medida, único, encomenda, costura, etc.

#4 Escreva o Artigo

Conheça o assunto que pretende abordar ou realize uma pesquisa aprofundada sobre o tema. Espreite os blogues da concorrência, veja as questões colocadas nas redes sociais e formulários de contato e responda às dúvidas mais frequentes dos seus clientes. Depois, comece por escrever a introdução e as principais ideias, verá que será mais fácil desenvolver o conteúdo para cada uma.

#5 Experimente, aprenda e interaja

Cada tema é uma aprendizagem e cada artigo é uma nova oportunidade para melhorar. Sim, porque há sempre algo que podemos melhorar e fazer de forma diferente!

E escrever é mesmo isso, é uma aprendizagem e uma evolução continua, que requer muita leitura, escrita e análise de resultados, para definir a estratégia seguinte em função deles.

Mas não fica por aqui! O segredo de um bom artigo também passa por transmitir a sua paixão, os seus ideais e as suas convicções, por partilhar as suas experiências e por querer melhorar a cada momento. Contudo, há dias em que a criatividade teima em fugir (seja pelo cansaço, pelo trabalho ou motivos pessoais) e por isso, reunimos Cinco Dicas que o ajudarão a manter o foco!

Dicas Para Escrever Melhor

  1. Brainstorming: registe todas as ideias, até as que à partida lhe parecem mais ridículas.
  2. Inspiração: leia outros artigos e textos de outras pessoas.
  3. Ambiente: mude de espaço, saia da sua secretária ou dê um breve passeio.
  4. Diálogo: partilhe as suas ideias com outras pessoas e escute perspetivas diferentes sobre o mesmo assunto.
  5. Estímulo: oiça a sua música favorita, veja campanhas que o marcaram, leia livros e outros conteúdos distintos do que pretende escrever.

Por fim, deixamos-lhe um desafio: vá até ao seu blogue e olhe-o de outra perspetiva. Defina os próximos conteúdos de acordo com as dicas que lhe apresentámos e verá que o retorno é superior!

#Double #DoubledosNegócios

 


comments powered by Disqus