Definição do Target


Do inglês “Target”, significa “alvo”, mais precisamente o público-alvo que pretende atingir. Mas comecemos pelo início: se não sabe/ conhece o seu público-alvo como é que chega até ele? Como é que sabe quais são os seus interesses, as suas necessidades, onde o encontrar, etc.?

O público-alvo é um conjunto de pessoas com as mesmas caraterísticas (género, idade, nível económico, status, etc.) ou interesses, que pretende atingir com o seu produto/ serviço.

A definição do target é um fator primordial na definição da Estratégia de Marketing e Comunicação da empresa, podendo sofrer alterações ao longo do tempo em função das mudanças socioeconómicas e culturais. Pelo que, é importante que a sua divulgação seja realizada às “pessoas certas” (através da segmentação de mercado), no local e horário mais oportunos, para obter mais resultados e reduzir os custos. A definição do target requer a utilização de determinados critérios de segmentação, para agrupar facilmente pessoas com caraterísticas semelhantes.

Critérios de Segmentação:

  • Sociodemográficos: género, idade, nacionalidade, formação, atividade profissional, rendimento
  • Geográficos: residência, zona urbana/ rural, país
  • Comportamentais: sensibilidade ao preço, à qualidade, status
  • Estilo de Vida: personalidade, lifestyle, valores

Todavia, estes podem variar de acordo com a natureza do seu negócio, motivo pelo qual pesquisamos, delimitamos o público, destacamos a oferta, escutamos, observamos e definimos a Estratégia de Comunicação.