Definição do USP (Unique Selling Proposition)


USP, Unique Selling Proposition ou Proposta Única de Venda, é o fator que lhe permite saber por que é que os clientes preferem os seus produtos e/ou serviços em detrimento dos da concorrência. Mas o que é que torna a sua marca tão especial?

A Proposta Única de Venda, trata-se da sua VANTAGEM COMPETITIVA, assente numa caraterística ou benefícios exclusivos, que o distinguem da concorrência. Todavia, depende de diversos fatores, nomeadamente:

  • A experiência e (re)conhecimento da marca
  • Os produtos e/ou serviços
  • A ética de trabalho da empresa
  • A oferta per se

Mas para definir corretamente o Unique Selling Proposition, devemos integrá-lo com outros aspetos da organização:

  • Identificar e descrever o target da marca
  • Explicar o problema ou a necessidade que o produto/ serviço satisfaz
  • Listar os maiores benefícios
  • Definir a promessa para com os clientes

Deste modo, reuniremos condições para apresentar a alma da marca e o que a torna única no mercado.

Faça um pequeno teste e tente responder às questões abaixo:

  • Qual o USP do meu produto e/ou serviço?
  • Por que é que os clientes devem comprá-lo?
  • O que é que distingue o meu produto e/ou serviço dos demais?

Trabalhamos em conjunto para que o seu USP seja forte o suficiente para criar uma necessidade e suscitar interesse ao seu público.