(SEA) Publicidade nos Motores de Pesquisa


À semelhança do SEO (Otimização para os Motores de Pesquisa), o SEA – Search Engine Advertising (Publicidade nos Motores de Pesquisa) também visa angariar tráfego para o website ou página web, mas através da apresentação de anúncios online (Google Adwords) – método pago. Ao invés dos resultados orgânicos ou gratuitos, os resultados do SEA são provenientes de links patrocinados ou resultados pagos. Tratam-se de anúncios que são indexados a determinadas keywords, que quando são pesquisadas no motor de pesquisa, este apresenta o anúncio ao utilizador (tendo em conta os seus interesses).

COMO SÃO REALIZADOS OS ANÚNCIOS?

#1 PESQUISA

É realizada uma análise profunda para conhecer o público-alvo da sua empresa, bem como o seu mercado e concorrência. Deste modo é possível identificar o tipo de procura por determinados produtos ou serviços e consequentemente, as palavras-chave utilizadas para os encontrar.

#2 CRIAÇÃO DA CAMPANHA

Baseado nas palavras-chave identificadas, é criado o anúncio, que será facilmente encontrado durante as pesquisas realizadas no Google. Pois durante a criação da campanha é seleciono o país, idioma e link de destino para redirecionar o utilizador.

#3 CUSTO POR CLIQUE

Sempre que um utilizador clicar no seu anúncio, esse clique será contabilizado para o CPC (Custo Por Clique), ou seja, apenas paga se o seu anúncio for clicado. No entanto existem outras opções como: o CPM (Clique Por Mil Cliques), CPA (Clique Por Aquisição), Custo Por Chamada.

#4 BUDGET

Tendo em conta os objetivos a atingir, é definido o orçamento a investir mensalmente ou durante o período em que a campanha está a decorrer. Sendo que este pode aumentar ou diminuir de acordo com os resultados obtidos e orçamento disponível.

#5 GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DA CAMPANHA

Desde o momento em que a campanha está online, até ao seu término, é necessário acompanhar e monitorizar os resultados, e se necessário, editar os anúncios, adicionar ou remover keywords, ou aumentar ou diminuir o lance.

É importante referir que uma estratégia de SEA (Search Engine Advertising) deve ser realizada em simultâneo com o trabalho de SEO (Search Engine Optimization), com o intuito de maximizar os resultados e aumentar as vendas e relevância online.

Vamos começar a divulgar os seus produtos ou serviços online?